Jóias da net

"Save a horse ride a Cowboy"

"Throw your hands in the air and wave them like you just don’t care!"

sexta-feira, outubro 06, 2006

José Cid: O irreverente



Voltamos ao baú das recordações e decidimos prestar a justa homenagem a um SR. (com letra grande) da música portuguesa: José Cid. Ai pois é, acham bem escrevermos sobre cowboys do estrangeiro e esquecermo-nos do que é nacional?!! Não, não e não … o que é nacional é bom e venha quem vier nós aqui apoiamos os cowboys nacionais com o respeito que eles merecem.

Uma das coisas mais estranhas que aconteceram na minha vida foi encontrar na Web discos em vinil do José Cid a valerem o seu peso em ouro, admirados? Se calhar tanto como eu! Ao ver que é uma figura de culto no estrangeiro (e não só, aqui em Portugal se encontram alguns fãs incondicionais do artista) fiquei com vergonha, e depois de pensar um pouco deixei a minha ignorância para trás e decidi fazer alguma pesquisa.

È considerado por muitos um músico pimba (um nome que alguns ignorantes apregoam) só que eles só conhecem a variante popular do artista. Fiquem sabendo que “10,000 anos Depois Entre Vénus e Marte" é um exemplar muito cotado entre coleccionadores internacionais e esta entre os 100 melhores álbuns de sempre de Rock Progressivo e se pesquisarem no site: http://www.progarchives.com/Progressive_rock_discography_BAND.asp?band_id=669 verão uma série de comentários de várias partes do mundo que os deixarão boquiabertos, o mais curioso as músicas deste disco foram um fiasco em Portugal o que magoou muito o músico em 1978.

As suas músicas ficam no ouvido, e digam-me sinceramente quem é que não sabe pelo menos uma das letras do José Cid? Não sou um fã incondicional do homem, e para dizer a verdade não aprecio muito a sua música, mas as verdades são para ser ditas e ele influenciou e muito o panorama musical português e a moda também … os famosos óculinhos ;) a sério a única coisa que eu mudava no José eram os óculos (os redondinhos já foram a vida) estamos a pensar seriamente em fazer uma vaquinha e oferecer-lhe uns óculos novos!!

José Cid fez um pouco de tudo, e é considerado um bom músico. O próprio admite que nem todas as músicas que fez são boas, mas assume que tem algumas de grande qualidade. Termino aqui a minha intervenção, deixando aqui a minha homenagem a este Cowboy que no tempo devido soube impresionar tudo e todos!! Saudações cowboyisticas. Fiquem Bem...

Vejam a grande entrevista a José Cid (in BLITZ) As fotos são brutais http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/1279