Jóias da net

"Save a horse ride a Cowboy"

"Throw your hands in the air and wave them like you just don’t care!"

terça-feira, setembro 05, 2006



Sociedade Anónima Cowboy está de luto.


Glenn Ford, considerado o ‘cowboy’ mais rápido de Hollywood, faleceu quarta-feira, dia 1 de setembro, com 90 anos.


"Segundo a Polícia local, o actor, de origem canadiana, foi encontrado sem vida pelos paramédicos que tinham sido chamados à sua residência (em Beverly Hills). As causas da morte não foram reveladas, mas Ford sofrera há vários anos diversos AVC (acidentes vasculares cerebrais)."


É com tristeza que a comunidade cowboyana vive este momento. A perda de Glenn Ford deixa um vazio, um buraco nesta comunidade que tanto preza e se dedica aos seus cowboys, que jamais ninguem vai conseguir tapar. Glenn Ford além do mais rápido cowboy de hollywood, era sem dúvida um dos poucos cowboys que se orgulhava de dizer "Eu sou cowboy!" sem medo de represálias.
Glenn era um cowboy com um C grande, era um Senhor Cowboy que para sempre será lembrado por todos os cowboys do mundo.
Dedicamos, por isso este post, á memória do Cowboy Glenn Ford


Glenn Ford (1916-2006)





Nascido Gwyllyn Samuel Newton Ford a 1 de Maio de 1916 no Quebeque, Canadá, Ford emigrou com a família para a Califórnia em 1924. Antes de ser actor, foi motorista e vendedor. Descoberto em 1939 por Tom Moore, da 20th Century Fox, assinou, naquele ano, um contrato com a Columbia Pictures. ‘Heaven with Barbed Wire Fences’ (1939) foi o filme de estreia, tendo interpretado vários papéis secundários até ao início da II Guerra Mundial. Com a ajuda da actriz Bette Davis, Ford conseguiu um papel no filme ‘Uma Vida Roubada’, mas foi com ‘Gilda’, com Rita Hayworth, que se tornou uma estrela e um dos actores mais populares da sua época. Em 1958, foi eleito o actor de maior sucesso. Muito reservado com a sua vida privada, casou com Jeanne Baus, Cynthia Hayward, Kathryn Hays e Eleanor Powell.


Para Glenn Ford, interpretar um papel não constituía um problema: bastava ser fiel a si próprio. “Nunca interpretei ninguém mas a mim próprio”, costumava declarar o actor, que comparava a sua popularidade com outras estrelas – fortes mas discretas – da sua geração, como Jimmy Stewart e Henry Fonda.Glenn Ford estreou-se no grande ecrã em 1939, mas a carreira no cinema teve de esperar por causa da II Guerra Mundial, onde integrou os ‘marines’. Por ter ajudado a construir casas para os que fugiam dos nazis em França, recebeu a Medalha de Honra da Legião Francesa. Serviu igualmente na guerra do Vietname.Glenn Ford, que deixou de actuar em 1991 por causa de problemas coronários e respiratórios, participou ainda em vários documentários e séries de TV, ao lado de Charlton Heston, James Coburn, Henry Fonda e Robert Mitchum.Ford, que protegeu sempre a sua vida privada, casou e divorciou-se quatro vezes. Uma das suas mulheres foi a actriz Eleanor Powell, com quem teve um filho, o também actor Peter Ford.Por causa da sua saúde debilitada, o actor não pôde estar presente numa homenagem organizada por ocasião do seu 90.º aniversário, a 1 de Maio último. Na cerimónia, realizada no Grauman’s Egyptian Theatre, em Hollywood, a actriz Shirley Jones – que com ele contracenou no filme ‘As Noivas do Papá’ (1963) –, declarou que Ford era “um dos pilares da nossa indústria e não sobram muitos”.

"Nunca interpretei ninguem mas a mim próprio"
Ford Glenn (1916-2006)